O objetivo deste documento é mostrar como sincronizar os dados gravados no celular com um banco de dados externo e o processo inverso.
Configurando um sistema para sincronização.
Após a instalação do Maker Mobile Manager, acesse o Webrun e na lista de sistemas selecione Maker Mobile Manager.
Dentro do sistema acesse o menu Sincronizador e selecione Cadastro de Sistemas:
Nesta tela serão cadastradas algumas informações sobre o sistema que terá os dados sincronizados, são elas:
Primeiro será cadastrado o nome, a sigla e a descrição do sistema. Para isso clique no botão Incluir na barra de navegação do formulário e preencha os campos necessários.
Ao terminar de preencher os campos clique no botão Salvar na barra de navegação.
Feito este procedimento, o próximo passo é cadastrar os dados necessários para conectar com banco do sistema web. Na grade Usuários deverá ser informado o usuário do Maker Mobile Manager que poderá ter acesso à aplicação. Clique em novo para adicionar um ou mais usuários para poder sincronizar o sistema. Caso o usuário ainda não exista clique no botão Cadastro de Usuários e o formulário de cadastro de usuários será exibido.
Depois de cadastrado sistema e usuário, será necessário carregar os scripts para a base de sincronização.
Gerando scripts para sincronismo
Depois de cadastrado o sistema no Maker Mobile Manager volte para o Maker. Abra o menu Exportar para plataforma. Antes de clicar no botão Exportar, o campo URL Servidor (Servidor de Sincronização) deve ser preenchido com o endereço de onde está a base do manager.
Preenchido o campo URL exporte a aplicação. Ao terminar a exportação selecione o projeto na grade da tela Lista de Compilação e clique no botão Sincronizador.
Ao clicar neste botão será exibido uma tela de download de um arquivo *.sql com o script de criação das tabelas. Este deverá ser salvo para ser carregado posteriormente no manager.
Como selecionar tabelas para sincronismo
Após ter efetuado por completo o cadastro do sistema no Manager e ter efetuado o download do arquivo de sincronização, acesse o menu Sincronizador e selecione Painel de configuração:
Nessa tela selecione na lista Sistema o sistema que terá as tabelas sincronizadas. Depois clique no botão abaixo da lista Carregar arquivo de configuração das tabelas. Note que após carregar o arquivo de sincronização aparecerá na grade abaixo as tabelas da aplicação exportada.
Existem dois campos check nesta grade, Remover e Criar. Os mesmos servem para remover ou criar as tabelas na base do Manager. Selecione as tabelas que deseja sincronizar com a aplicação móvel e clique no botão Executar tarefas das tabelas selecionadas para criar as tabelas desejadas.
Após executar a tarefa a coluna Existe ficará marcada, informando que as tabelas foram criadas na base do Manager.
Lógica do Sincronizador
Após escolhidas e geradas as tabelas para sincronização, no banco será criado duas tabelas para cada tabela da aplicação, uma tabela de entrada (IN) e outra de saída (OUT), exemplo: Foi escolhida uma tabela “sig_cadastro_estado” para sincronismo, quando executado os passos supracitados, na base serão criadas duas tabelas para essa tabela “sig_estado”:“sync_in_sig_sig _estado” e “sync_out_sig_sig _estado”.
A tabela de entrada (IN) é a tabela que irá receber os dados do dispositivo após realizar a sincronização.
A tabela de saída (OUT) é a tabela que irá disponibilizar os dados que o dispositivo irá obter ao sincronizar.
OBS.: A atualização e manipulação dessas tabelas ficam a cargo do desenvolvedor, onde o mesmo deverá desenvolver uma lógica obter os dados de entrada e atualizar os dados de saída.
Uma opção para atualização dessas tabelas (IN e OUT) é a utilização do próprio Manager, pois o mesmo já oferece uma maneira de manipular essas tabelas.
Na tela Painel de configuração ao lado direito existe um subgrupo Importação / Exportação.
Dentro deste subgrupo existem quatro botões:
Observação: O Maker Mobile Manager possui um padrão de tabelas que tem que ser respeitado. sync_in_ + Sigla. ou sync_out_ + Sigla A mensagem de tabela criada com sucesso ocorre devido a tabela ser criada no mobile, no entanto se o sistema não encontrar a mesma no banco do cliente, a sincronização não ocorrerá.